INSTITUTO CHAMA DE DUAS FACES -   AMA

Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias

RECEBIMENTO DE COMENDA À CIRO BORGES LOPES (ARCANJO)

22/09/2015
Foto: Matheus Piccini/CMPA
Dr. Thiago entregou a distinção ao babalorixá
Foto: Matheus Piccini/CMPA
Solene ocorreu no Salão Nobre da Câmara

Sessão Solene

Escultor Ciro Lopes recebe Diploma Honra ao Mérito
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, no final da tarde desta terça-feira (22/9), no Salão Nobre Dilamar Machado, o Diploma Honra ao Mérito ao artista plástico, escultor, sacerdote umbandista (babalorixá) Ciro Borges Lopes. O projeto foi proposto pela Mesa Diretora da Casa e entregue pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) em homenagem aos trabalhos sociais e feitos beneméritos que o homenageado realizou para o Município, colaborando para o crescimento da capital gaúcha.

Dr. Thiago ressaltou que, já na infância, em sua formação, o homenageado teve seu primeiro contato com a dura realidade de pobreza e abandono de algumas comunidades da Capital. "Na companhia de seus pais engajados nas ações de caridade praticadas por grupo ecumênico formado por padres católicos, casais religiosos de tendência afro e também evangélica, Ciro teve experiência como voluntário auxiliando na inclusão social dos cidadãos. As ações desse grupo, de que participou quando jovem, consistiam prioritariamente na montagem de acampamentos nos bolsões de maior vulnerabilidade da cidade para ensinar à população carente conhecimentos gerais, direitos sociais entre outros ensinamentos ligados às melhorias das condições humanas", destacou Dr. Thiago.

"No decorrer dos anos, Ciro passou a dedicar parte de sua vida para ajudar ao próximo, intensificando seus trabalhos por meio do Instituto Umbandista e Tendências Religiosas Afro Chama de Duas Faces. É no Instituto Xama que Ciro mantém, na condição de presidente, o sustentáculo e tripé que norteia a instituição e a crença de que o crescimento e o desenvolvimento sadio do ser humano estão alicerçados na educação, no esporte e na cultura, no que baseia todas as suas ações assistenciais", referenciou o vereador.

Homenageado

Ciro nasceu em Porto Alegre, é filho de Teresinha Borges Lopes e Waldomiro Cavalheiro Lopes. Desenvolve suas atividades como artista plástico, escultor, coaching e trabalha, desde pequeno, na confecção de esculturas para toda e qualquer tendência religiosa e elementos decorativos de grande porte, com atenção voltada especialmente ao segmento afro-religioso. De traços marcantes, as obras de artes de artes criadas pelo homenageado remontam ao tempo da história brasileira no qual homens eram submetidos à escravatura por sua cor de pele e sofriam perseguição religiosa de toda ordem.

Coordenador do projeto Fome Zero, em parceria com a Prefeitura e mantenedor de curso pré-vestibular popular, colaborando para o ingresso de jovens nas instituições de Ensino Superior, Ciro Borges Lopes promove exposições, cursos e palestras para diversas famílias carentes porto-alegrenses.

Agradecimentos

Ciro agradeceu a homenagem e ratificou a importância do ato de amor em ajudar ao próximo. "Espero que, de coração, este reconhecimento público do meu trabalho tenha plantado uma sementinha na vida de cada um. Eu lhes digo: façam alguma coisa para o bem do próximo. Instituições como a Câmara Municipal poderiam dar também uma porcentagem de recursos para quem realmente faz acontecer na sociedade e faz a diferença em prol do desenvolvimento da humanidade", concluiu.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12.088)
          Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

 

Visitantes

+55 51 33390809

​© 2017 por "Instituto Chama de Duas Faces - XAMA". TODOS OS DIRETOS RESERVADOS.